Rogério Moreira Júnior — Infografista based in Florianópolis, Brazil

Notícias do Dia

Infográficos produzidos para o jornal Notícias do Dia, de Florianópolis.

ForJornal Notícias do Dia

Fizemos esta visualização para responder à pergunta: “até que ponto os partidos seguem afinidades políticas na hora de montarem suas coligações?”. Aqui, nas eleições de 2014, o partido do candidato à reeleição buscou tanto partidos de esquerda quanto outros da direita.

A pauta era mostrar, num gráfico, as características dos treze municípios da região – dados como escolaridade, renda per capita, longevidade, etc… Para isso, fiz esta visualização baseada no quanto os índices de cada cidade divergem da média regional. Ao lado, gráficos menores comparam os municípios a dados nacionais e estaduais.

Embora o jornalismo fale principalmente do presente, às vezes é necessário mostrar o que já aconteceu. O mapa nesta página, feito num estilo mais elaborado, mostra como a Europa se dividiu durante a primeira guerra mundial.

Eleições municipais 2012

Mapas cloropléticos (usando cores para representar características) são úteis para dar uma visão geográfica dos dados. Aqui, os prefeitos no Estado, às vésperas das eleições municipais de 2012.

Depois do primeiro turno das eleições municipais de 2012, separamos a cidade nas quatro zonas eleitorais e verificamos o resultado em cada uma delas. Embora o candidato Gean Oliveira tivesse recebido mais votos no 1º turno, seu adversário teve maioria em três das quatro zonas – e, no segundo turno, venceu as eleições.

Copa do mundo 2014

Este é um modelo que passamos na cobertura de jogos importantes no jornal. Aqui, cada jogador foi recortado e posicionado no jogo, para dar uma noção de quem ficaria perto de quem na primeira partida do Brasil na Copa.

No começo das oitavas de final da copa de 2014 montamos este supertrunfo com os dados dos times que chegaram até ali – e convidamos o leitor para recortar e jogar. Curiosamente havia um bom equilíbrio no resultado – mas os números não dizem tudo. Afinal, as cartas de Brasil e Alemanha mostravam que as duas seleções tinham a mesma quantidade de gols pró e contra – o que com certeza mudou na semifinal.